Você sabia que a mensuração de resultados é uma das etapas mais importantes de uma campanha de comunicação ou marketing? E que os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs (do inglês Key Performance Indicators), são as métricas mais relevantes para analisar se uma estratégia está alcançando seus objetivos ou não?
Os KPIs permitem identificar falhas de execução e corrigi-las o quanto antes, a fim de otimizar os resultados. É importante ressaltar que as chamadas métricas de vaidade, ou seja, sinais que não oferecem nenhuma contribuição para determinar a performance de uma estratégia, devem ser evitadas.
Confira abaixo alguns dos principais KPIs utilizados nas organizações:
- Custo por lead (CPL): Algumas ações de marketing têm a função específica de gerar leads. Nesses casos, o custo por lead pode ajudar a melhorar a eficiência das suas campanhas, já que um custo por lead muito elevado costuma indicar que o público não está apresentando um engajamento aceitável.
- Leads por canal: É importante identificar e saber quais os canais estão sendo mais efetivos na geração de leads, ou seja, que estão trazendo leads mais qualificados. Descobrir os canais com melhor retorno é fundamental para saber onde os investimentos estão tendo o resultado desejado.
- Ticket médio: Essa métrica se refere à média do valor que os seus clientes gastam por compra. Um ticket médio muito baixo pode fornecer insights importantes, como mostrar que você precisa melhorar o sistema de recomendação de produtos ou que os clientes estão com dificuldades para encontrar o que desejam no seu e-commerce.
- Taxa de conversão: É a porcentagem de visitantes do seu site que realizaram uma ação desejada, como preencher um formulário ou clicar em um botão de comprar. Ela é fundamental para descobrir se suas campanhas estão atraindo uma audiência qualificada, que pode efetivamente vir a comprar com a sua empresa.
Implementar e monitorar os KPIs de marketing é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing. Ao focar nos indicadores corretos, podemos mensurar o desempenho das ações de marketing, identificar áreas de melhoria e tomar decisões embasadas para otimizar os resultados.