Marketing 5.0: Tecnologia e Novos desafios

O marketing está em constante processo de mudança. Mudam-se hábitos de consumo, consumidores e formas de interação em vendas e processos decisórios. A nova Era do Marketing está mais interativa pela tecnologia e exigindo mais recursos em seus processos. Ao mesmo tempo, com tantas inovações tecnológicas, é crescente a humanização e a empatia em relação ao consumidor.

A nova fase do Marketing é a denominada 5.0, com base nas novas tecnologias e modelos de negócios ágeis para os desafios dos novos tempos que estamos vivendo. Cada fase do Marketing é um complemento da anterior e são aplicadas com o intuito de ampliar possibilidades junto ao mercado e seus consumidores.

Para entender essa nova fase, precisamos rever os conceitos anteriores

<strong>Conceito de Marketing 50<strong><br>No marketing 50 queremos reconhecer as novas ferramentas digitais que os profissionais de marketing usarão cada vez mais Inteligência artificial IA e algoritmos automação de marketing robótica sensores e Internet das Coisas realidade virtual e aumentada processamento de linguagem natural Siri Alexa chatboxes neuromarketing e ciência cerebral <strong>KOTLER 2020<strong><br>As novas tecnologias se fazem presentes no dia a dia das lojas sejam físicas ou virtuais Seja o app de acesso para novos produtos e serviços de fornecedores a interação com as redes sociais a forma de vender e receber pedidos além da adaptação à nova realidade da pandemia<br>O Marketing 50 tem como foco a mudança cultural pela qual o mercado está passando Consumidores estão cada vez mais atentos com os valores das marcas e se preocupam em consumir de empresas com que se sintam conectados Valores humanos como justiça responsabilidade social e ambiental são considerados importantes e o público espera que estes se refletem nas ações e comunicação das marcas O público entendeu o valor que tem para as marcas e usarão isso em favor das mudança Empresas que ignoram a necessidade do público de se sentirem amparadas em meio ao cenário em que vidas são perdidas terão menos espaço Por outro lado aquelas que acompanharem as mudanças e se adaptarem podem encontrar um terreno fértil para crescimento no pós crise<br><br>E mesmo em tempos de saltos tecnológicos a necessidade de humanização e entender mais as necessidades e desejos dos consumidores é um fator diferencial e repare que em todas as fases do marketing é notória a importância do consumidor e estudos relacionados ao comportamento do consumidor<br>O Marketing 50 é mais sensorial e valorativo Focado na preocupação com o engajamento do coletivo através das redes e ações sociais e a amplitude das possibilidades de adaptação pela escassez de recursos Hoje temos mais recursos tecnológicos porem cada vez menos recursos ambientais Os valores como empatia resiliência criatividade e flexibilidade são os principais conceitos para um marketing mais valorativo o sensorial entra com o neuromarketing e a inteligência artificial em proporcionar ações de marketing mais direcionadas<br><strong>Como trabalhar a prática do Marketing 50<strong><br>Busca atingir o lado emocional dos consumidores Converte os consumidores em embaixadores da marca Apoia causas justas demonstra responsabilidade social e ambiental corporativa Utilizar o Marketing sensorial para chegar os cinco sentidos do consumidor Daniel P Serrano portal do marketing<br>Experiências sensoriais e técnicas de vendas voltadas ao bem estar do cliente dentro de uma anamnese mais detalhada sobre hábitos de consumo e valores para os consumidores Avaliar mais a fundo os tipos de serviços prestados além dos produtos ofertados que haja uma combinação entre eles voltadas ao que é melhor ao cliente pela escolha dele em virtude da oferta de mercado E dos diferenciais que podem ser feitos em relação a isso<br>Trabalhar a rede social voltada à exposição de produtos serviços e diferenciais layout da pagina marca e fotos Manter atualizados dados do cliente com a analise dos produtos e serviços adquiridos Usar algoritmos para analise de dados relevantes de mercado e amplitude da gama de serviços Preparar a equipe de colaboradores para uma linguagem focada na experiência do cliente e seus sentidos além da atualização sobre recursos tecnológicos

COMPARTILHE

Você também vai gostar