Existem algumas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento de computação quântica no Brasil, mas atualmente não há computadores quânticos comerciais em operação no país. Algumas universidades e instituições de pesquisa no Brasil têm grupos de pesquisa dedicados à computação quântica e há algumas iniciativas governamentais para apoiar o desenvolvimento dessa tecnologia no país.
Alguns exemplos de iniciativas de computação quântica no Brasil incluem o Centro de Computação Quântica da Universidade de São Paulo, o Centro de Tecnologia Quântica da Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Tecnologia Quântica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Centro de Tecnologia Quântica da Universidade de Brasília.
Além disso, em 2020, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil anunciou uma iniciativa para investir mais de R$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias quânticas no país, incluindo a computação quântica.
Em resumo, enquanto ainda não existe computadores quânticos comerciais no Brasil, há várias iniciativas de pesquisa e desenvolvimento em andamento no país, com o objetivo de colocar a tecnologia em operação e fazer a inovação acontecer.